No dia 28 de outubro comemoramos o Dia do Servidor Público, profissional que tem contato direto com os munícipes, sendo um importante componente para a concretização das ações que a Administração Pública realiza para oferecer qualidade de vida e bem-estar à população, objetivo maior do Poder Público em caráter municipal, estadual e federal.
Novas demandas exigidas pela comunidade que, mais participativa e consciente de seus direitos, comportamento advindo da prática da cidadania, obrigam o servidor a adquirir melhores qualificações acadêmicas, emocionais e profissionais, para atender a população de forma integral e eficiente, cumprindo com zelo a sua função pública.
Assim, é fundamental que o servidor busque sempre desenvolver-se para estar preparado à maior procura pelos serviços públicos por parte da população, devido à delicada situação econômica do País e nomeadamente neste período da pandemia do covid-19, principalmente nas áreas de Educação e Saúde, setores mais requisitados em razão da importância que possuem no dia-a-dia dos cidadãos.
A despeito das condições de trabalho no serviço público não serem por vezes satisfatórias, o que é perceptível em muitos casos, o objetivo de adquirir novas habilidades deve ser um elemento de encorajamento ao servidor para a mudança deste quadro, estando mais capacitado para dialogar com os gestores e com os responsáveis na Administração Pública para a correta tomada de decisões, observando-se o caráter técnico de cada demanda que venha a ser apresentada, oferecendo propostas construtivas com base em sólida argumentação.
A realização de cursos, participação em palestras e troca de experiências com profissionais dos setores público e privado têm grande importância para a obtenção de novas competências nas diversas áreas do conhecimento, com melhorias no aspecto cognitivo, relacionamento interpessoal e inteligência emocional, tornando-se metas a serem buscadas pelo servidor para a sua valorização, visando o seu desenvolvimento diante dos desafios atuais no serviço público.
Todos esses exemplos servem de estímulo ao servidor público, em seus três níveis, demonstrando a importância da busca continuada pela melhoria acadêmica, financeira, emocional, pessoal e profissional, buscando a excelência, que irá se refletir na qualidade dos serviços disponibilizados à população, razão de ser da Administração Pública.
Neste momento em que setores políticos se articulam para debater a proposta de reforma administrativa apresentada pelo governo federal ainda neste ano, é fundamental que funcionários públicos e a população participem ativamente desta discussão, pois a maioria dos servidores não pertencem à elite do funcionalismo, e muitos setores da sociedade, inclusive da mídia, passam a ideia de que todos gozam de privilégios, o que não corresponde à verdade.
Seria interessante também que, para uma proposta justa e igualitária, e desta forma ser possível a cobrança de desempenho e premiação de mérito pelo trabalho realizado pelos servidores públicos, que parlamentares, membros do Judiciário, Ministério Público e militares, em todos os níveis, também sejam incluídos neste debate – afinal, o exemplo tem de vir de cima.
Por Ronaldo Andrade
Jornalista, fotógrafo e escritor.
Correspondente do Jornal Mundo Lusíada na Baixada Santista desde 2007.
Servidor público. Pós-graduado em Política e Relações Internacionais (Fundação Escola e Sociologia de São Paulo / SP) e em Gestão Pública Municipal (Universidade Federal Fluminense / RJ).
Fonte: Mundo Lusíada